Sobre o evento

As Jornadas de Formação em Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e Desenvolvimento Local ocorrerá na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, município de Assú, no período entre 10 e 12 de agosto de 2017.

Uma ação educativa que busca dialogar e refletir sobre os novos marcos legais e diretrizes das políticas de Educação Patrimonial, que intervenha e proponha ações continuadas entre o poder público e sociedade civil organizada, bem como sobre os significados da educação no contexto da noção de patrimônio cultural.

Um espaço horizontal de reflexão crítica e intervenções patrimoniais na cidade de Assú destinado a estudantes, professores, gestores, movimentos e grupos culturais, artistas e profissionais do turismo, da educação e da cultura que tenham interesse na difusão e preservação da memória e do patrimônio cultural com vistas à articulação comunitária e o desenvolvimento local e regional.

Assumindo a importância da dialogia entre os diferentes atores sociais na produção do conhecimento a programação das Jornadas propõe a presença em suas atividades de especialistas do campo da memória e do patrimônio cultural, de representantes da sociedade civil e comunidades tradicionais, do Poder Público e de instituições de preservação de todo a região do Vale do Assú.

Tal articulação pretende estimular a constituição de uma rede que envolva profissionais, instituições, iniciativa privada, estudantes, gestores e comunidades em um trabalho conjunto com vistas ao desencadeamento de um processo permanente de ações centradas no patrimônio cultural como fonte de conhecimento desenvolvimento local.

A programação das Jornadas será composta de rodas de diálogo, exposições fotográficas, intervenções patrimoniais e apresentações culturais que tratarão de questões relacionadas à legislação e políticas públicas para o campo da memória e do patrimônio cultural, educação patrimonial, turismo de base comunitária, economia da cultura, desenvolvimento local e etc.